11 municípios de MS registram sensação térmica acima dos 42°C no feriado

No feriado deste sábado (12), pelo menos onze municípios de Mato Grosso do Sul sofreram com as altas temperaturas, principalmente se levarmos em consideração as sensações térmicas. De acordo com o meteorologista da Uniderp, Natalio Abrãao, as sensações chegaram a ultrapassar os 42° graus.

A cidade de Itaquiraí, distante a 404 quilômetros de Campo Grande, foi quem registrou a maior sensação térmica neste sábado, 43°C. Embora a temperatura máxima não indicasse que os termômetros superassem os 40 graus, diversos municípios registraram o pico máximo de calor.

Com o alto índice de calor, a umidade relativa do ar também entrou em estado de atenção. A média prevista para o feriado era de até 25%, considerado estado de alerta pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas os indicadores mostraram que a cidade de Amambai foi quem mais sofreu, tendo somente 14% de umidade relativa do ar, entrando em estado de pré-emergência.

Segundo Natalio Abraão, a capital sul-mato-grossense registrou temperaturas máximas de 36,6° graus no feriado e com umidade em baixa com indicadores de 21%.

Chuvas

Neste sábado, apenas Costa Rica e São Gabriel do Oeste foram as cidades que viram a chuva. A ventania também fez estrago em algumas cidades como Costa Rica que além da chuva, registrou queda de árvores e ventos próximos a 70 km/h.


Crédito imagem: (Leonardo de França,

Crédito matéria: Vinícius Costa